Oi gente, tudo bom com vocês???
A partir de hoje nosso blog terá uma nova cara, vamos ter um nicho único, ou seja, vamos focar total em cabelos. É um assunto que amo e sei que é o assunto que vocês mais gostam aqui no blog. Mas isso nada impede de às vezes a gente ter um vlog de uma viagem, evento ou algo assim.
Mas agora focando desse jeito, vou poder dar muito mais dicas para vocês e aos poucos vamos nos aprofundando juntas no assunto.
E para estrear isso vamos falar do assunto do momento. De um tempo para cá o que mais ouvimos quando se trata de tratamento de cabelo é Cronograma Capilar, e muita gente ainda tem dúvida sobre o assunto.
Sabemos que um fio saudável é composto de várias substâncias, entre elas estão a água, o óleo (que é entregue ao cabelo através do sebo do couro cabeludo) e proteína (que forma a estrutura do fio do cabelo). Quando um cabelo é danificado por causa do uso de alguma química, essas substâncias vão se perdendo e deixando o fio ressecado, frágil e poroso.
Cronograma capilar, como o nome mesmo diz, é um cronograma, uma organização que fazemos para dar os nutrientes necessários que o nosso cabelo precisa, é uma espécie de agenda para o seu cabelo em que você anota quando hidratar, reconstruir e nutrir os seus fios. Com isso, eles vão receber a dose necessária do que precisam, sem exagerar ou falta nenhuma das partes.
Na maioria das vezes pensamos em fazer o cronograma quando vemos que o cabelo precisa que um cuidado extra, mas nada impede de fazer seu cronograma mesmo quando seus fios estiverem tratados.
Hoje vou explicar cada uma das três etapas para vocês e mostrar um cronograma mais básico, para quando seu cabelo já está saudável. E nos próximos posts vamos focando mais em cabelos danificados.
Quais são as fases do Cronograma Capilar?
♥ Hidratação – que serve para repor a água perdida dos fios
♥ Nutrição – que serve para repor o óleo perdido nos fios
♥ Reconstrução – que serve para repor a proteína perdida dos fios
Lembrando que as lavagens têm que ser feitas de dois em dois dias, mas se seu cabelo é mais oleoso, pode ser dia sim, dia não.
Hidratação
Como o nome mesmo já diz é feito para hidratar os cabelos. Sua principal função é repor a água e umidade dos fios, deixando macios, maleáveis e com mais suavidade. Pode ser feita com máscaras hidratantes ou com poupa de algumas folhas ou frutos, como a Babosa (Aloe Vera) e Polpa de Abacate.
Como não sobrecarrega os fios, pode ser feita de duas a três vezes na semana, e geralmente é o que nossos cabelos mais precisam.
Dica extra!! Para potencializar a máscara hidratante, use ampolas de vitaminas ou aminoácidos.
Nutrição
Nutrição ou umectação é feita para repor a gordura e oleosidade dos fios, que são importantes para manter os cabelos saudáveis e alinhados. Pode ser feita com máscaras nutritivas, mas o que dá mais resultado é fazer com óleos vegetais. Essa etapa traz mais brilho, força, vitalidade, diminui o frizz e acaba com as pontas duplas e ressecadas.
Pode ser feita de uma a duas vezes na semana e ajuda a selar a hidratação dentro do fio, impedindo que perca água e umidade, por isso a nutrição é muito importante.
Reconstrução
É nessa etapa que vamos repor a massa, proteína, aminoácidos e queratina dos nossos fios, que são perdidos naturalmente ou em processos químicos. É indicada para quem está com o cabelo ressecado, quebrado, danificado ou que sofreram processos químicos como alisamentos e tinturas.
Reconstrução em excesso pode deixar o cabelo rígido e quebrar os fios. Algumas máscaras reconstrutoras têm alto poder de hidratação, assim fortalece o cabelo sem deixá-los com esse aspecto rígido, mas isso depende dos ativos da máscara. As que deixam os fios rígidos são perfeitas para quem está com o cabelo elástico.
Para quem está com o fio saudável, deve ser feita uma vez por mês ou no máximo a cada 15 dias.
Mas como saber a finalidade de cada máscara??
Você pode seguir esse cronograma ou já ir montando o seu, de acordo com o que seu cabelo precisa.
Hora de colocar tudo em prática!
Beijos